
Como surguiu o Tratamento Invisalign®?
Movimentar dentes com um pedaço de plástico. Possível ou impossível?
Desde 1945, esta é uma alternativa possível, de quando datam os primeiros relatos científicos desta modalidade.
A questão é que os aparelhos plásticos desta época (chamados na época de “posicionadores”, hoje de alinhadores estéticos) funcionavam artesanalmente, para pequenos movimentos de dentes que haviam entortado de novo após um tratamento ortodôntico finalizado.
Os alinhadores de antigamente eram construídos sobre modelos de gesso que haviam sido previamente preparados, em que se recortavam os dentes tortos dele e uma nova montagem era feita, com os dentes alinhados. Tudo à mão... Sobre este modelo de gesso corrigido, uma placa de plástico era prensada para dar origem a um alinhador.
O recorte e acabamento, tudo manual...
Por muitas e muitas décadas, mover dentes com plástico se restringia a um tratamento bem limitado, e que dava muito trabalho ao dentista, pois exigia este trabalho manual enorme.
Em meados da década de 90, um rapaz americano de ascendência paquistã chamado Zia Chishti, experimentou um tratamento com este alinhador em seu dentista. Achou tão incrível a possibilidade de alinhar os dentes com um aparelho tão simples de plástico, em movimentos progressivos que se perguntou: Por que não? E assim começava a grande revolução, a transformação para a Ortodontia Digital.
Em 1997 foi fundada a Align Technology na Califórnia, a empresa pioneira na fabricação de alinhadores ortodônticos transparentes. Em 1998 foi conquistada a aprovação do FDA (licença que autoriza a venda de produtos médicos) e em 1999, os primeiros alinhadores Invisalign começaram a ser comercializados.
Em 2001, a empresa abriu capital na bolsa e suas ações começaram a ser oferecidas publicamente, confirmando sua sedimentação... que isto já seria um caminho sem volta para a Ortodontia. Movimentar os dentes com alinhadores exigiu e exige até hoje uma quebra de paradigmas e conceitos mais tradicionais e conservadores.
Mas o grande desenvolvimento da empresa foi devido ao desejo do consumidor final em ter seus dentes alinhados e corrigidos com um aparelho mais estético, confortável, removível e discreto.
Assim, com esta política de marketing voltada para consumidores finais a empresa conquistou seu espaço no mercado e obrigou muitos profissionais a adotarem em seus consultórios este “novo” método para corrigir dentes tortos.
Se por um lado, uma grande campanha foi lançada para atrair o consumidor e apresentar o novo produto, paralelamente, os profissionais que empregariam o produto, também precisavam ser conquistados.
Após seu lançamento, não havia estudos científicos que comprovassem os efeitos do aparelho, como adotar um método sem respaldo científico? Com muita pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área!
A Align criou um grande laboratório de engenharia para estudar, pesquisar e criar recursos para movimentar os dentes com mais eficiência e só assim poderia conquistar os dentistas.
E daí para frente, os avanços não pararam mais. Se era antes aplicado só para adultos, em 2008 também já podia ser usado para adolescentes, com recursos específicos para as arcadas com metade de dentes de leite, metade dentes permanentes em erupção.
Em 2009, a empresa lançou recursos inteligentes ao aparelho, criados de forma personalizada para cada dente e cada movimento, de modo a tornar o Invisalign um aparelho pré-ativado, inteligente. Intitulou de SmartForces, até hoje lança ano a ano pacotes de recursos e inovações neste segmento.
O lançamento de um novo “plástico” em 2013 promoveu uma grande revolução na maneira de mover os dentes com alinhadores, foi o lançamento do SmartTrack. Um material especial criado exclusivamente para o Invisalign, consistindo em poli-camadas de polímero entremeados com uma liga altamente elástica, o que dava melhores características físicas ao produto, e mais conforto ao paciente.
De lá para cá, ocorreram prêmios de automação e emprego de tecnologia, produção em larga escala de produtos personalizados, novos lançamentos em produtos e conquista de mercados da Europa, Ásia e América Latina.
Felizmente já temos centenas de publicações científicas e mais de 5 milhões de pacientes tratados com Invisalign no mundo. Recentemente a empresa lançou Invisalign para crianças, o Invisalign First, abraçando todas as idades e possibilitando que todos sejam tratados com esta tecnologia.
Até hoje, muitos dentistas acreditam que a técnica de alinhadores é paliativa e não corrige dentes de verdade, por ser uma técnica relativamente simplista demais em relação aos aparelhos metálicos e acessórios que foram pouco a pouco difundidos.
De fato, movimentar dentes com alinhadores exige um novo mind-set, é pensar diferente! Sair da zona de conforto e se desapegar dos aparelhos tradicionais.
É se abrir à tecnologia e se entregar aos benefícios que ela pode trazer, tanto para a vida dos profissionais quanto para a vida dos pacientes.
Exige do profissional a afinidade com o digital, escaneamentos intra-orais dos dentes, gerenciamento dos pacientes em plataforma online, planejamento virtual dos dentes em um filme 3D... E aprender a transferir seu conhecimento e conceitos de ortodontia, estudados por anos e anos, para uma imagem no computador que vai virar... Plástico!
Simples assim? É... em partes. A solução para o paciente deve ser a mais simples possível, eles merecem. Para o profissional, uma enorme revolução.
Fonte: LineUp Smile Group