Atualmente, os padrões estéticos estão cada vez mais elevados na Odontologia, assim como em outras especialidades na área da saúde. Os pacientes buscam o sorriso perfeito e a harmonia facial para realização pessoal.
O sorriso bonito é uma referência de saúde e sucesso que aumenta a perspectiva de oportunidades sociais e profissionais. Estas exigências impulsionaram o mercado odontológico e a procura por procedimentos estéticos tem sido cada vez maior.
A máxima conservação do elemento dentário é um dos requisitos mais relevantes durante a escolha do procedimento estético dentário. Os preparos minimamente invasivos conquistaram um espaço de prestígio na Odontologia restauradora.
As restaurações em cerâmica adesiva, que necessitam de mínimos desgastes dentários vêm se destacando no mercado odontológico por sua longevidade, alta resistência e excelência no resultado estético.
Os laminados e lentes de contato são restaurações extremamente finas, com espessura de 0.3 a 0.8mm e que envolvem a face vestibular dos dentes (parte da frente dos dentes) e são fortemente unidos ao elemento dentário por intermédio de um adesivo. Estas restaurações são indiretas e necessitam de uma etapa laboratorial.
Embora estas restaurações tenham forte apelo estético, podem corrigir dentes com alteração de cor, forma, posição, contorno e alinhamento além de devolver guias de oclusão (melhora da função mastigatória, por exemplo).
A avaliação e indicação deste procedimento são realizadas pelo dentista especialista em dentística restauradora/protesista. Uma das contraindicações para a colocação dos laminados e lentes de contato é o desnivelamento/desalinhamento dentário. Dentes que apresentam apinhamento moderado ou severo (dentes tortos), não são indicados para este procedimento, já que necessitariam de grande desgaste dentário para compensar a espessura da lâmina.
Muitas vezes, este paciente é encaminhado para tratamento ortodôntico prévio ao tratamento restaurador estético.
O progresso da Odontologia é também notável na Ortodontia. A Ortodontia digital em 3D está revolucionando o planejamento ortodôntico. As moldagens (massinhas) são substuídas por escaneamento intra-oral e os modelos de gesso passam a ser modelos virtuais. Os aparelhos ortodônticos são confeccionados em plástico (alinhadores), são removíveis, estéticos, confortáveis e higiênicos. A busca por esta possibilidade de tratamento ortodôntico, sem braquetes e sem fios têm sido cada vez maior.
A Align Technology® é uma empresa americana de capital aberto, fundada em 1999 e hoje está presente em mais de 90 países no mundo. Iniciou a comercialização dos alinhadores Invisalign® em 2001. O tratamento ortodôntico Invisalign® consiste na troca sequencial dos alinhadores e é indicado para tratar problemas mais simples e também os mais complexos em crianças, adolescentes e adultos. Os alinhadores Invisalign® são personalizados para cada paciente, removíveis, transparentes e confortáveis.
Para dar início ao tratamento Invisalign®, é necessário fazer um escaneamento dos arcos dentários e obter as imagens digitais no programa ClinCheck®. Neste programa 3D, as imagens são manipuladas até a obtenção da posição dentária desejada ao final do tratamento ortodôntico. O paciente pode visualizar e entender melhor o que acontecerá durante o tratamento. E a prévia do sorriso final é uma das ferramentas mais interessantes para aumentar a participação e colaboração do paciente diante do tratamento.
Além do “know-how” em planejamento virtual em 3D, a Invisalign® se diferencia na qualidade do produto propriamente dito. O plástico do alinhador tem a espessura de 0,7mm e a tecnologia SmartTrack®, que traz resistência e ao mesmo tempo maleabilidade para abraçar e movimentar cada dente.
Os pacientes que se interessam pelo tratamento estético restaurador com laminados e lentes de contato, são pacientes exigentes e que buscarão, se necessário, um tratamento ortodôntico mais estético, confortável e higiênico possível. Invisalign® é a indicação ideal para estes pacientes.