O mês de Agosto é conhecido como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Para 2020, o tema definido foi "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável". Esta campanha tem como alguns dos objetivos estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação e mostrar que é um ato natural, renovável e ambientalmente seguro e, por isso, uma decisão climática inteligente.
A amamentação é de grande importância para a saúde do bebê, pois além de conter todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, é importante para fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias, sendo indicado como alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.
A prática da amamentação contribui de forma imprescindível para o fortalecimento e desenvolvimento adequado dos músculos da face, previne más oclusões, reduz as chances de a criança adquirir hábitos inadequados como sucção de dedo ou chupeta, auxilia no desenvolvimento de um padrão respiratório correto (respiração nasal) e proporciona uma adequada postura de língua e vedamento de lábios.
Isto é possível, pois o seio materno funciona como um aparelho ortodôntico natural. Ao sugar, o bebê coloca a língua na posição correta dentro da boca fazendo uma “ordenha” no bico do seio. O movimento harmonioso das arcadas, bochechas e língua faz com que a função neuromuscular da boca se desenvolva de forma equilibrada.
Agradecimentos a nossos queridos Theo e Renata pela linda foto.
Fonte: BVS - Ministério da Saúde